top of page

Veja abaixo todas as espécies de Cacatuas criadas no Horizonte

CACATUA ALBA

Nome popular: Cacatua-alba
Nome científico: Cacatua alba
Descrição: Possuem as penas brancas contrastando com os olhos, bico e pernas pretas. Não é possível diferenciar machos e fêmeas, pois são bem parecidos. Tamanho:46 cm.
Peso: 800 a 900g.
Distribuição: Restrita as Ilhas Moluccas na Indonésia.
Hábitos: Costumam viver em copas de árvores de florestas secundárias. São avistadas geralmente aos pares, mas podem ser visualizadas mais de 50 indivíduos se alimentando.
Reprodução: A partir dos 4 anos de vida já se encontram maduras para a procriação. As fêmeas põem de 2 a 3 ovos que ela e o macho chocam alternadamente durante 26 a 30 dias. Os filhotes dão seu primeiro vôo após 2 a 3 meses.
Longevidade: A média é de 40 anos.
Curiosidades: São aves amistosas, dóceis, gentis e fáceis de serem ensinadas. 

CACATUA CITRON

Nome popular: Cacatua-cítron
Nome Científico: Cacatua sulphurea citrinocristata
Descrição: Aves de médio porte, podem atingir na fase adulta cerca de 35cm de comprimento. O olho cor varia de marrom com marrom muito escuro ao preto. As Cacatuas-cítron apresentam plumagem branca na maior parte do corpo e uma crista laranja no topo da cabeça, ao invés de amarelo como sua parente Cacatua galerita. Na parte inferior das asas e da cauda, possuem coloração amarela pálida. O bico é cinza-escuro e as bochechas são alaranjadas. Os jovens só diferem dos adultos através da coloração dos olhos que são cinza-pálidos. É difícil dizer o sexo de indivíduos jovens, mas à medida que envelhecem, a íris das fêmeas irão desenvolver uma coloração avermelhada e os machos uma coloração preta.
Distribuição: Estas Cacatuas são endêmicas das ilhas Sumba e Lesser Sunda, na Indonésia.
Habitat: São normalmente vistas em florestas abertas, bordas de florestas e campos de trigo cultivado.
Reprodução: Atingem a maturidade sexual em torno dos 4 a 5 anos de idade.  
Curiosidades: Tem como característica principal levantar a sua crista como um cocar de índio.

CACATUA MOLUCA

Nome popular: Cacatua Moluca
Nome científico: Cacatua moluccensis

Distribuição: Ilha de Ceram, Indonésia, foi extinta nas ilhas próximas de Saparua e Haruku, chegou a ser introduzida em Ambon, mas agora desapareceu novamente.

Descrição: Sua plumagem é salmão claro, sua crista é larga com penas também da mesma cor, porém no centro a cor salmão é bem viva. 

Comprimento: 52 cm.

Hábitat: Florestas, bosques abertos, clareiras com grupos isolados de árvores, vegetação secundária alta e áreas de pântano a 1,000 m.

Hábitos: Normalmente são vistas isoladamente, em pares ou grupos pequenos, ajuntamentos de até 16 pássaros em árvores de descanso já foram presenciados. É principalmente observada de manhã cedo ou ao entardecer indo para algum lugar ou para árvores de descanso.

Alimentação: Algumas espécies se alimentam exclusivamente nas árvores e outras também no chão. São pássaros que possuem bico bem forte e geralmente pesado, permitindo comer todo tipo de castanhas, grãos e mistura de sementes grandes e pequenas como: girassol, milho...

CACATUA GOFFINI

Nome Popular: Cacatua Goffini
Nome Científico: Cacatua Goffini

Distribuição: Ilhas Tanimbar, Indonésia, possivelmente introduzida em Tual e nas ilhas Kai.

Descrição: Sua plumagem é quase toda branca, as penas que cobrem seus ouvidos são amarelo claro, as penas da cabeça têm um cor-de-rosa claro em sua base, mas não visível, por dentro das asas e na parte interna das penas do rabo tem uma cor amarela claro, sua crista é larga e redonda, o anel ao redor do olho é branco, sua íris é negra, seus pés cinza e seu bico é branco acinzentado.

Comprimento: 32 cm.

Hábitat: Floresta, extremidades de floresta e áreas cultivadas.

Características: O nome cacatua vem do malaio, Kakatua, que significa papagaio grande, pois seu porte pode atingir de 30 a 70 cm de comprimento. A maior parte dessas espécies possui uma charmosa crista de tamanho, cor e forma específica, que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada. Muito ativa imitadora da fala humana, capaz de acrobacias e de se afeiçoar às pessoas. 

Alimentação: Algumas espécies se alimentam exclusivamente nas árvores e outras também no chão. São pássaros que possuem bico bem forte e geralmente pesado, permitindo comer todo tipo de castanhas, grãos e mistura de sementes grandes e pequenas como: girassol, milho, aveia, trigo e semente de abóbora. 

CACATUA GALERITA

Nome popular: Cacatua galerita
Nome científico: Cacatua galerita
Descrição: Sua plumagem é branca, destacando-se a crista de cor amarelada. As pernas, bico e olhos são pretos. Não é possível diferenciar machos e fêmeas, pois são bem parecidos.
Tamanho: 38 a 51 cm. | Peso: 800 a 900g.
Distribuição: São aves comumente encontradas na Ilhas da Moluccas, Austrália e na Nova Guiné.
Hábitos: Costumam levar uma vida mais sedentária, ou seja, não viaja muito longe em busca de alimento e áreas de dormitórios. São vistas em grupos muito grandes que podem ultrapassar 2000 indivíduos.
Reprodução: A partir dos 4 anos de vida já se encontram maduras para a procriação. As fêmeas põem de 2 a 3 ovos que ela e o macho chocam alternadamente durante 30 dias. 
Longevidade: A média é de 40 anos.
Curiosidades: São aves amistosas, dóceis, gentis e fáceis de serem ensinadas. Com algum treino e paciência podem aprender algumas palavras.

CACATUA SULFÚRIA

Nome Popular: Cacatua Sulfúria
Nome Científico: Cacatua sulphurea
Peso: Em média, 800g | Tamanho: 35 cm
Expectativa de Vida: A média é de 40 anos
Alimentação: Na natureza alimentam-se de sementes, nozes, bagas, frutos e possivelmente, flores. Em cativeiro, o recomendável é oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica.
Reprodução: Costumam botar 3 ovos que incubam por 24 dias. Tanto o macho quanto a fêmea chocam os ovos. Os filhotes deixam o ninho com, aproximadamente, 10 semanas.
Distribuição: Ocorrem somente em pequenas ilhas próximas à Nova Guiné, como Bali, Lombok, Sumbawa, Sumba, Flores e Timor.
Descrição: Predominantemente brancas com a região auricular e crista laranja. Anel perioftálmico branco. Bico preto. Na maioria dos casos é possível diferenciar o sexo dessa espécie pela cor da íris dos olhos, sendo que a fêmea tem a íris de cor castanho-avermelhada e o macho, castanho-escura. Patas cinza.

Nome científico: Cacatua l. leadbeateri (Vigors 1831
Nome popular: Cacatua Inca
Distribuição: Áreas áridas e semi-áridas do interior da Austrália com exceção do nordeste. Descrição: As penas da crista têm a base rosa, as pontas brancas, uma faixa central vermelha e nesta uma listra amarela no centro. Sua cabeça, peito e abdômen são de cor salmão, possui ainda um vistoso branco na parte mais baixa do abdômen e nas asas, o círculo ao redor dos olhos é branco, sua íris é marrom escuro, têm os pés cinza e o bico cinza escuro.

Comprimento: 35 cm.

CACATUA INCA

bottom of page